PERIGO EM ESPAÇOS CONFINADOS

Autores:  Amandha Kaiser da Silva,  Rafaela Bernardo Provazi Pesci,  

Antônio trabalhava na empresa de grão Provazi há dois anos. Ele era responsável pelo transporte dos grãos. O dia 15/06/2012 era para ser mais um dia normal de serviço e Antônio fazia o último lonamento da carreta com grãos de milho. Quando, de repente, ouviu um forte estalo proveniente da estrutura de aço do silo. Rapidamente Antônio gritou para seu colega de serviço:

- Pedro, alguma coisa está acontecendo nesse silo. Esse barulhão, que ouvimos agora, pode ser perigoso e devemos avisar o técnico Roberto, ele é o responsável pela manutenção desse silo.

- Tenha calma Antônio, respondeu Pedro. Esse barulho deve ser por causa do calorão que está fazendo hoje. Estas estruturas dilatam e comprimem o tempo todo, o estalo veio daí.

Passado poucos minutos, uma forte explosão aconteceu e o silo desabou.

Antônio e Pedro conseguiram correr e escapar do local com vida. Roberto, o técnico responsável, morreu soterrado pelos grãos de milho. A equipe da perícia criminal chega ao local.

O dono da empresa imediatamente coloca a culpa no funcionário Antônio.

- Acreditamos que esse acidente só pode ter sido causado pela negligência de nosso funcionário que deve ter feito o descarregamento do silo de uma vez, o que deve ter gerado um oco que levou ao desabamento. O desabamento gerou a explosão.

Antônio ficou chateado e inconformado com a declaração do chefe. Tentou se defender dizendo que fez o descarregamento com o devido cuidado, seguindo todos os procedimentos necessários.

Você faz parte da equipe da polícia científica que chegou ao local e fica encarregado de verificar a causa da explosão. Será que Antônio pode ter causado um acidente de tamanha magnitude apenas por ter feito o descarregamento do silo de forma inadequada? Ou será que a explosão foi causada pela presença de gases inflamáveis ou poeira? Baseado na sua solução, quais medidas deveriam ser tomadas após a explosão e como evitar um novo acidente?

 

Estudo de Caso acessado 5137 vezes desde 17/09/13

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar