A LÂMPADA QUEIMOU: E AGORA?!

Autores:  Pedro Farinazzo Bergamo Dias Martins,  Régis Tadeu Santiago,  

As lâmpadas fluorescentes ganham cada vez mais notabilidade entre a população mundial por serem mais econômicas energeticamente comparadas às incandescentes. Porém, muitos desconhecem os riscos à saúde e ambientais que elas causam se descartadas incorretamente. Assim como as lâmpadas incandescentes, as fluorescentes também possuem tempo de vida útil. Após seu uso, elas não oferecem riscos desde que permaneçam intactas. Se quebradas, entretanto, tornam-se produtos potencialmente prejudiciais, pois entre os seus componentes encontra-se o metal pesado mercúrio, que pode contaminar o solo, água, animais, pessoas e plantas, caso as lâmpadas sejam descartadas sem qualquer cuidado.

Dona Maria assistiu uma reportagem sobre o tema na televisão, alertando principalmente sobre os riscos que esses produtos podem causar devido à sua toxicidade quando são incorretamente descartados no lixo comum. Após isso, ela passou a guardar todas as lâmpadas em um cômodo na sua casa por não saber o destino correto que deveria dar a elas.

Certo dia, sua filha Mônica resolveu procurar alguns brinquedos antigos nesse cômodo. Ao puxar uma caixa do alto de uma prateleira, ela acabou derrubando várias lâmpadas no chão. Ao perceber o acontecido, dona Maria saiu desesperada, deixou o ambiente aberto para ventilar, pegou a menina e a levou ao hospital.

Já no hospital, o médico, Dr. Gonçalves, após atender a criança, contou a Dona Maria:

- Dona Maria, a sua filha já está bem. Por sorte não houve contato suficiente para que ela apresentasse nenhum problema de saúde.

- Graças a Deus!

- Dona Maria, eu recomendo que a senhora procure um local correto para realizar o descarte desse tipo de material para evitar novos acidentes.

- Doutor, o senhor sabe qual é o local correto de descarte?

- Recentemente o governo determinou que as empresas que produzem esse tipo de lâmpada são responsáveis pela coleta das mesmas após o uso. Acho que a senhora deveria levar o material para a empresa.

No dia seguinte, ao levar as lâmpadas velhas à empresa, ela ficou sabendo que era a primeira pessoa a fazer tal solicitação de devolução. Sem saber corretamente como proceder, os responsáveis da empresa aceitaram o material e prometeram encontrar uma solução em breve.

 

VOCÊ DEVE, COMO CHEFE DO SETOR DE P&D (PESQUISA & DESENVOLVIMENTO) DE UMA INDÚSTRIA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PROPOR PELO MENOS DUAS SOLUÇÕES PARA CONTORNAR O PROBLEMA DO DESCARTE DESSAS LÂMPADAS, ALÉM DE ARGUMENTAR A FAVOR DE UMA DELAS.

 

Estudo de Caso acessado 457 vezes desde 05/06/17

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar