O SILÊNCIO DAS ABELHAS

Autores:  Adriane D. V. de Sousa,  Dulce Raquel P. O. Pinheiro,  

Nos últimos anos, muitos países têm registrado a morte em massa de abelhas. Esse problema causa preocupação mundial, pois as abelhas são fundamentais para polinização das flores e consequente produção de alimentos. Persistindo o problema, a produção de alimentos pode sofrer uma redução em longo prazo. De acordo com o Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), as colônias desse tipo de inseto diminuíram 30% nos Estados Unidos e na Europa, a perda da população apícola está em torno de 20%. A princípio os apicultores são os mais prejudicados. Várias cidades brasileiras também registraram o problema. Um caso ocorreu na cidade de Leme, interior de São Paulo.

Seu Abelhão, apicultor da cidade de Leme, perdeu grande parte de suas colmeias, sua única fonte de renda. Após ver os prejuízos, discute com seu filho Abel, estudante do quarto período de química, o que poderia ter causado o acidente.

- Foi feitiço! Esses vizinhos aí que planta laranja é um bando de invejosos, fica de olho no meu mel e de ouvido no zumbido de minhas abelhas.

- Pai, você é muito supersticioso! Feitiço não mata nem barata quanto mais abelha! Essas mortes têm uma causa científica e eu vou descobri-la.

- E vai descobrir como?

- Você esqueceu que eu sou químico?

- Eu não me esqueço disso, meu filho! E daí você vê como o feitiço deles é forte, você era tão estudioso e escolheu essa profissão.

- Não é hora para brincadeira! Temos que descobrir as possíveis causas dessas mortes para tomarmos uma providência.

- Ouça a voz da experiência, tenho certeza que foi feitiço. Eu vou é trazer uma benzedeira aqui nessa apicultura.

- Você vai perder seu tempo! Se as possíveis causas dessas mortes não forem encontradas, jamais conseguiremos impedir novas perdas. Vou pedir ajuda aos meus amigos da graduação e vamos lhe mostrar que a química explica até “feitiço”.

 

Você é um dos amigos de Abel. Proponha no mínimo duas causas capazes de explicar a morte em massa de abelhas. Argumente a favor de uma delas.

 

Estudo de Caso acessado 1077 vezes desde 05/06/17

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar