PET: SOLUÇÕES IDEAIS PARA UM PROBLEMA REAL

Autores:  Kátia Carnier,  Danieli C. Marcki,  

NewPlast é uma das maiores empresas de produção de embalagens plásticas dos Estados Unidos. Produz e distribui diversos tipos de plástico para o mundo.

Nos últimos cinco anos, uma das grandes conquistas da NewPlast transformou-se em pesadelo: reclamações e processos atrás de processos por produzir material altamente poluente sem investir no recolhimento e destino do descarte do mesmo.

O chefe de departamento e acionista da empresa, Dr. Max Power, procurou se informar melhor sobre os possíveis danos à natureza que sua empresa causava.

Em uma entrevista com a bióloga Jeniffer Green, foi alertado:

Jeniffer:

- Ao longo dos últimos dez anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado. Os Estados Unidos jogam fora 35 bilhões de garrafas plásticas de água a cada ano, somente na área de Los Angeles, 10 toneladas de fragmentos de plástico, como sacolas, canudos e garrafas PET são levados ao Oceano Pacífico a cada dia. Veja, Sr. Power, que o Plástico constitui cerca de 90% de todo o lixo que flutua na superfície dos oceanos, matando um milhão de aves marinhas e cem mil mamíferos marinhos por ano, por conta da poluição de plástico nos oceanos. Atualmente só reciclamos cinco por cento do plástico que usamos!

Inconformado com estas tragédias, Max pediu orientação também a um velho amigo de infância, o Dr. Lee, que se tornou especialista em meio-ambiente ao seguir seus estudos e pesquisas na Kyoto of Technology, Universidade de Keio, onde desenvolve pesquisas com bactérias:

Dr. Lee:

- O que o nosso grupo de pesquisa mais quer é achar soluções viáveis para despoluir o meio-ambiente, Sr. Power. Será que podemos ajudar?

Nesse contexto, Max resolveu tomar uma atitude inteligente: divulgou no site da Newplast um aviso bem convidativo. Afinal, após o recolhimento das garrafas PET, é preciso saber o que fazer com elas. Para isso, a NewPlast resolveu contratar pesquisadores do mundo todo com ideias inovadoras e concisas para “sumir” com os resíduos de PET. Com esse intuito, a NewPlast divulgou um anúncio em seu site.

Suponha que você seja o Dr. Max Power e precisa escolher soluções para o destino das garrafas PET, selecionando as pesquisas que oferecem melhores soluções para a empresa. Proponha uma solução para o problema, avaliando criticamente suas vantagens e desvantagens, lembrando que após essa etapa, você precisará fazer uma reunião com os demais membros da diretoria e pesquisadores da Newplast defendendo a sua proposta para a resolução do problema.

 

Estudo de Caso acessado 1093 vezes desde 19/06/17

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar