FUMAÇA MALCHEIROSA!
Helena está cursando o último ano de Biologia na universidade, sempre esforçada e dedicada às questões ambientais, participa das mais variadas atividades como: debates, manifestações, plantio de árvores, visitas monitoradas ao cerrado, etc. Ela é uma pessoa muito ativa nas questões ambientais, porém estava muito cansada e nervosa com tantos afazeres, pois este seria seu último ano de graduação e a tão sonhada formatura aproximava-se. Para relaxar, ela e seus amigos haviam planejado uma viagem ao litoral de São Paulo, Santos. Malas prontas e tudo organizado para o tão esperado dia da viagem, até que Helena recebe uma ligação de sua amiga Luísa:
- Alô, Helena?
- Oi Lu, tudo certo para nossa viagem?
- Liga a TV agora!!! Acho que nossa viagem foi para o brejo..
- Não acredito, amiga!!! Vou ver o noticiário e depois te retorno.
- OK, até mais.
Ao ligar a TV, o noticiário dizia que no porto de Santos havia ocorrido um vazamento de um produto ocasionando uma nuvem de fumaça tóxica que obrigava os moradores a saírem de suas casas devido à alta toxicidade do produto liberado. Com esse incidente, a viagem de Helena e seus amigos foi cancelada.
Helena ficou bastante chocada com o ocorrido, visto que muitas pessoas precisaram de atendimento médico devido a essa fumaça tóxica, e a fez lembrar que, todas as vezes que ela utilizava um ônibus para chegar à biblioteca, era possível notar que uma fábrica de papelão próxima à universidade liberava uma fumaça malcheirosa que parecia ovo podre. Preocupada com a toxicidade dessa fumaça, Helena resolveu mandar uma mensagem para seus amigos que eram estudantes do curso de graduação em Química:
"Bom dia amigos! Tudo bem? Estou chateada porque nossa viagem foi cancelada :( Mas esse acidente de Santos me deixou curiosa. Sabe aquela fábrica de papel perto da universidade que libera um cheiro horrível de ovo podre? Será que aquela fumaça é tóxica para nós e para o meio ambiente? E ainda, será que há uma maneira de minimizar a emissão desses resíduos?"
Vocês são esses amigos de Helena, e terão que ajudá-la a descobrir qual é o componente tóxico liberado pela fábrica de papel e os problemas ambientais ocasionados pelo mesmo, propor soluções para o problema e argumentar a favor de uma delas.
Estudo de Caso acessado 3456 vezes desde 28/09/17
Material Complementar e Soluções para o Caso
O presente material contém 3 arquivos em PDF:
- o caso para impressão no formato A4;
- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);
- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.