A CARNE LÂNGUIDA

Autores:  Lidia Akemi Akamine,  Eduardo Pedro Milan,  

 Durante uma aula, o professor Garibaldo apresenta um vídeo de um telejornal:

“Música com royalties começa a tocar, luzes se acendem, a câmera inicia seu foco nos apresentadores e Donald inicia sua fala:

- Hoje em Curitiba, o frigorífico “Meat Express Ltda” teve seu funcionamento interrompido. O frigorífico foi acusado de armazenar seus produtos em temperaturas inadequadas e de utilizar produtos os quais mascaram efeitos de envelhecimento. Peritos da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foram acionados para realizar análises.

Margarida:

- Pois é, Donald, foi este frigorífico que forneceu as carnes no último episódio de MestreChefin no qual após uma prova que utilizava diversos tipos de cortes de carne bovina, os jurados, participantes e vários membros da equipe tiveram um mal-estar, uma aparente intoxicação alimentar, o que levou ao cancelamento da gravação seguinte.

Donald:

- Isso mesmo, Margarida. Espero que as autoridades responsáveis cheguem a um resultado e que nossa equipe do MestreChefin melhore e possa voltar à atividade. De carne bovina para carne de frango, ditador da Tonéia do Noroeste ameaça lançar bombas de frango contaminado em seu vizinho Tonéia do Sudoeste e provoca conflito armado entre os dois países. ”

O vídeo é pausado, toma a fala o professor Garibaldo:

-Muito bem, como vocês sabem, este vídeo do Youtombo foi do começo do ano, e teve uma grande relevância nacional. Sabemos que o Brasil é um dos países que mais consome e exporta carne no mundo, e isto movimenta grande parte de nossa economia. Este foi o início da operação “Carne Debilitada”, que está ocorrendo até hoje, e nesta mesma época, uma grande amiga minha de faculdade, Hortência Mac Patinhas, foi um dos peritos chamados para análise, ela me chamou uma semana depois como consultor neste caso.

- A monitora Paloma, continuou Garibaldo, teve uma ideia de utilizar este caso real como umabase para ela realizar um estudo de caso com vocês. Paloma, por favor, nos apresente sua proposta.

- Obrigada professor Garibaldo. Então gente, como esta é uma disciplina que engloba tanto a química de alimentos quanto a área de microbiologia, eu achei uma boa ideia trazer este caso para vocês. Como ele já foi resolvido pelo professor Garibaldo, sabemos que no final foi concluído que as carnes realmente estavam contaminadas, mas não vou falar pelo que e nem como.

- O estudo de caso que estou propondo é que vocês, com base na disciplina e no material que vou disponibilizar, proponham possíveis contaminantes, tanto químicos quanto biológicos que possam ter infectado a carne, lembrando que nos agentes químicos alguns conservantes são considerados contaminantes, fazendo com que a mídia erroneamente afirmasse que alguns eram produtos cancerígenos. Gostaria que listassem um de cada tipo destes contaminantes e possíveis métodos de detecção.

 


Você como aluno(a) da disciplina do professor Garibaldo, deve então como tarefa proposta pela monitora Paloma, estudar o caso e então propor formas de análise de contaminantes, químicos ou biológicos (uma de cada) após as propostas, escolha qual seria a melhor solução para analisar o caso, justificando-a.

 

Estudo de Caso acessado 164 vezes desde 20/08/18

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar