DO COCO EU QUERO A CASCA

Autores:  Bruno Rafael Araujo,  Jany Hellen Ferreira de Jesus,  

Sr. João dos Cocos é um pequeno agricultor no interior de Sergipe que fornece, como o seu próprio apelido sugere, cocos para algumas regiões do Estado. Entretanto, sua renda não está sendo suficiente para manter seus sete filhos, provenientes de dois casamentos. Frente a essa situação, Sr. João decide expandir a sua produção para melhorar sua situação financeira. Isso não seria nenhum problema se a quantidade elevada de resíduos gerados não viesse a incomodar a população vizinha a suas terras. Entretanto, não foi isso que ocorreu, esse resíduo acumulado servia de habitat para animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas.

- Sr. João, não sendo chata, mas já sendo, eu tenho notado que vem aparecendo alguns bichos na minha casa. Só essa semana já matei três escorpiões no quarto dos meninos. Eu estou achando que esses bichos vêm desse lixo acumulado no seu sítio - Falou Dona Zefa.

Zefa, eu vou mexer lá e te digo se vejo esses bichos que a senhora está falando - Respondeu Sr. João dos Cocos.

Verificando o monte de resíduo que havia acumulado, Sr. João confirmou a presença dos animais peçonhentos. Como alternativa para solucionar o problema do resíduo acumulado, ele resolve incinerar todo o material carbonáceo, não levando em consideração a liberação de gás carbônico para o ambiente, bem como de material particulado para as casas da região, o que foi motivo para mais reclamações dos vizinhos.

Diante de toda a confusão gerada, Sr. João resolveu procurar ajuda na Universidade Federal de Sergipe, uma vez que ele foi informado sobre o professor e pesquisador de Química Ambiental, Dr. Orlando França, que poderia ajudar na solução de seu problema. Chegando lá, encontra-o e expõe seu problema:

- Olá Dr. Orlando, tudo bem? Meu nome é João, sou produtor de coco no interior do Estado, e estou tendo um problema com o resíduo de coco que é gerado durante o processamento que faço em minha fazenda. Eu armazeno esses resíduos no fundo da minha propriedade, mas os vizinhos começaram a reclamar de uns bichos que apareceram por lá. Como alternativa, eu resolvi queimar todo o resíduo, mas não foi suficiente, já que vieram reclamar novamente da fumaça e fuligem dentro das suas casas. Fui informado que o senhor poderia me ajudar, já que é professor e pesquisador em Química Ambiental.

- Olá Sr. João. Sim, sou professor da disciplina de Química Ambiental aqui na universidade. O seu caso é problemático, uma vez que o acúmulo inapropriado desse material carbonáceo é foco de transmissores de doença, mau cheiro, contaminação do solo e água, sem contar a poluição visual gerada.

- Então o senhor se interessa em me ajudar para resolver esse problema?

- É claro que sim! Vou me reunir com os alunos da disciplina que leciono para definirmos as melhores alternativas de reaproveitamento do resíduo de coco. Pode ficar tranquilo porque sua problemática será alvo de nossa discussão.

O professor Orlando França, ao chegar na aula expõe o caso aos alunos, orienta-os na divisão de dois grupos e pede que encontrem as melhores condições de preparo de biocarvão a partir do resíduo de coco para que seja aplicado para fins agrícolas e em remediação ambiental. Recomenda, ainda, que os trabalhos sejam muito bem desenvolvidos, pois valerá uma nota de avaliação da disciplina.

 


Os alunos da disciplina de Química Ambiental do professor Orlando França deverão encontrar soluções para o problema do Sr. João e argumentar a favor de um deles, indicando qual a melhor solução para aproveitamento desse material carbonáceo.

 

Estudo de Caso acessado 290 vezes desde 31/08/18

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar