MIROU ERRADO, FOI DIAGNOSTICADO!

Autores:  Mikeas Lima,  Guilherme Balestiero,  

 

    Um fato inesperado ocorreu na casa da Família Edwards. Ao entrar no banheiro, Alyssa, uma menina de 9 anos, sai em desespero à procura de sua mãe, Bianca:

            -MAMÃE! MAMÃE! TEM FORMIGAS NO VASO!

            -Como assim menina?! Formiga no vaso?

            -É mamãe! Vem ver.

            Ao chegar no banheiro, Bianca viu que era tudo verdade, mas ela não sabia se ficava horrorizada com os respingos de xixi no vaso sanitário ou com as formigas rodeando esses respingos. Irritada, foi falar com o marido.

            -FÁBIO! Quando você for fazer xixi, eu já disse pra mirar dentro do vaso! Agora tá dando até formigas no vaso, por conta das suas artes!!

            -Formigas no vaso? Como assim? Mas xixi num é salgado?

            -Não sei! Só sei que, além de uma péssima pontaria, tem alguma coisa errada com você. Acho melhor você ir fazer um exame de urina, e limpar aquilo tudo.

            Fábio muito curioso foi a procura da médica da família, Maria Edite, e contou o ocorrido, além de alguns outros sintomas que ele estava sentindo como muita sede, que ele fazia xixi diversas vezes no dia e que havia se cortado outro dia e o corte demorou muito tempo para cicatrizar. A médica solicitou um exame de glicosúria e glicemia em jejum. Ao analisar os resultados do exame, Maria Edite conta para Fábio que ele desenvolveu diabetes Mellitus, uma das doenças que mais afetam a sociedade atualmente. A médica faz algumas recomendações, como evitar alimentos com altos teores de açúcar e, dentre outras, que substitua açúcar por adoçante em sua dieta.

            No jantar em família, Fabio, muito triste, desabafa com a notícia:

            -[...] Além de já ter problemas de hipertensão e fenilcetonúria, tenho agora mais esse problema de saúde. E eu nem sei qual dos milhões de adoçantes que existem eu vou ter que comprar.

            Valentina, uma jovem de 19 anos e estudante de química, percebendo a situação em que seu pai estava imediatamente se lembra das aulas de bioquímica.

    -É papai, tudo vai ficar bem, conta com a gente! Olha, eu tive esses dias uma aula sobre a química dos adoçantes. Eu vou ler um pouco mais sobre o assunto, e junto com meus colegas eu procuro o adoçante pra você, ?

            - certo minha filha. Vamos ver se essa sua universidade serve pra alguma coisa mesmo, além de me extorquir.

 

    Vocês são amigos de Valentina, e irão ajudá-la a encontrar a substância adequada para o seu pai. Proponha no mínimo duas soluções e argumente a favor delas.

 

 

 

Estudo de Caso acessado 228 vezes desde 30/09/18

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar