PAU-ROSA PEDE SOCORRO

Autores:  Luciana Nobre de Abreu Ferreira,  

O óleo essencial do pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) tem sido usado de modo não sustentável e em larga escala para a produção de linalol e fragrâncias, levando o IBAMA a incluí-lo na lista de espécies em perigo de extinção. A produção do óleo essencial é baseada na destruição da árvore, cujo tronco é cortado, reduzido a cavacos e extraído em reatores por arraste a vapor para a indústria internacional de perfumaria e cosmética. Estima-se que meio milhão de árvores de pau-rosa já foram abatidas desde o início da exploração predatória, na década de trinta. Duas mil árvores são abatidas anualmente para a produção de cinquenta toneladas de óleo.

O desaparecimento do pau-rosa não preocupa apenas aos ambientalistas, mas também a indústria de perfumaria e cosméticos. Sem a árvore, que só existe na Amazônia, perfumes clássicos como o Chanel N.º 5 perderiam sua fórmula original. O linalol sintético surgiu como opção na década de oitenta para mercados menos exigentes, como o de sabonetes, mas foi rejeitado pela alta perfumaria.

Com o objetivo de encontrar uma alternativa viável para a obtenção de linalol, uma grande indústria multinacional de perfumaria pretende firmar um convênio de alto investimento com a instituição acadêmica de pesquisa que encontrar a melhor solução para o problema. Interessado em conseguir recursos financeiros para seu grupo de pesquisa, o Professor Lauro Viana, coordenador do Laboratório de Química de Produtos Naturais da UNICAMP, enviou o seguinte e-mail a seus alunos:

-----------------------------------------------------
De: lviana@iqm.unicamp.br
Para: Alunos do Laboratório de Química de Produtos Naturais
Assunto: Convênio com indústria de perfumaria

Olá pessoal,

Recebi hoje o e-mail do diretor de uma indústria multinacional de perfumaria que pretende investir em pesquisa para encontrar uma alternativa viável para a obtenção do óleo essencial linalol, substância presente no famoso perfume Chanel nº5. A conquista desta parceria é muito importante para o grupo, pois haverá um grande investimento financeiro para a instituição escolhida. Desde já aguardo propostas e solicito a máxima urgência, uma vez que somente uma instituição será beneficiada com a parceria.

Abraço,
Professor Lauro Viana.
-----------------------------------------------------

Vocês são alunos do professor Lauro Viana e terão a missão de encontrar alternativas para a obtenção do linalol.

 

Estudo de Caso acessado 4873 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar