RASTEJANTE, NOJENTA E PREJUDICIAL­

Autores:  Luciana Nobre de Abreu Ferreira,  

As lesmas são moluscos que causam danos em diversas culturas e podem ser transmissoras de parasitas para as pessoas e animais domésticos. Em alguns países da América Central e do Sul são verdadeiras pragas agrícolas. Os danos provocados pelas fases jovem e adulta desses moluscos se constituem no consumo parcial ou integral das plantas hospedeiras. Além disso, os vegetais atacados geralmente apresentam rastros de muco e presença de fezes, que depreciam e até inviabilizam a sua comercialização.

O Senhor João, um agricultor da região oeste de Santa Catarina, está enfrentando sérios problemas decorrentes do ataque de lesmas à lavoura de feijão, sua principal fonte de renda. Além de prejudicarem a lavoura, as lesmas também invadiram toda a sua propriedade, inclusive a residência e regiões arredores. Decidido a resolver o problema, o Senhor João telefona para seu filho Pedro, estudante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e relata o problema:

- Oi meu filho, como estão as coisas por aí?
- Oi pai, tudo bem. Aconteceu alguma coisa?
- Na verdade, sim. Mas nada com sua mãe ou comigo, é na plantação.
- O que houve?
- Há uma infestação de lesmas na plantação, que além de comerem as folhas, em alguns casos, consomem a planta inteira. Além disso, estão invadindo o galinheiro, o chiqueiro e até a casa. Não sei mais o que fazer. Talvez você conheça algum pesquisador por aí que possa me ajudar.
- Claro. Tenho colegas no curso de ciências biológicas. Vou ver o que posso fazer.
- Ótimo, agradeço mesmo, só peço que encontre a solução o mais rápido possível, pois a situação está complicada. Abraço e aguardo ansioso.
- Abraço, pai.

Vocês são os amigos de Pedro e terão a missão de encontrar a melhor solução para o problema de Seu João no combate à infestação de lesmas.

 

Estudo de Caso acessado 4322 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar