SOS MOGI-GUAÇU - MORTANDADE DE PEIXES NO PESQUEIRO RECANTO DO SENTADO

Autores:  Osmair Benedito da Silva,  

O Senhor Antônio possui um pesqueiro no rio Mogi-Guaçu, município de São Carlos, e nas últimas semanas tem enfrentado um sério problema com a mortandade de peixes na região. A pesca anda escassa e como esta é a sua única fonte de renda, preocupado com a situação resolveu recorrer ao primo Álvaro, estudante de química na Universidade Federal do Paraná, para pedir-lhe auxílio. Enviou ao primo o seguinte e-mail:

-----------------------------------------------------
Olá, Álvaro.

Como andam as coisas por aí? O réveillon em Curitiba foi muito bom. Estou escrevendo para pedir-lhe ajuda. Nas últimas semanas muitos peixes têm aparecido mortos na beira do rio, próximo ao pesqueiro que você já conhece. Observamos que inúmeros curimbatás, dourados, piavas e piaparas adultos, com massa corporal entre dez e doze quilos, apresentavam aspecto rosado, amarelado e alguns esbranquiçados. Abrimos alguns desses peixes e os seus fígados, ao serem apertados com os dedos, não tinham mais elasticidade, estavam sem consistência e se desmanchavam em nossas mãos. Este fato tem comprometido a pesca e consequentemente nossas entregas nas peixarias em Araraquara e São Carlos. Nas regiões próximas ao pesqueiro aumentaram as plantações de feijão e batata e também o número de “rancheiros”. Entrei em contato com um amigo que possui um rancho à beira do Mogi, no município de Pirassununga, e a mortandade de peixes não acontece por lá. Sei que você é envolvido em pesquisas relacionadas a questões ambientais e resolvi escrever para pedir esclarecimentos das possíveis causas da mortandade de peixes e sugestões para resolver o assunto. Conto com a sua colaboração.

Abraço a todos por aí,
Antônio
-----------------------------------------------------

Vocês devem se unir ao primo do Senhor Antônio e esclarecer o que está acontecendo na região do pesqueiro e propor soluções para o caso.

 

Estudo de Caso acessado 5635 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar