UMA LIÇÃO DE PESO

Autores:  Evelyn Jeniffer de Lima Toledo,  Fernanda Parolin,  

 

No final de 2006, quatro garotas morreram de anorexia no Brasil em menos de dois meses, gerando uma grande repercussão e sendo tema para artigo do jornal "The New York Times".

Camila é uma adolescente de 14 anos, assim como a maioria de suas amigas possui um corpo saudável. Contudo, não é assim que ela se enxerga, sempre que se olha no espelho vê uma pessoa obesa.

Como a maioria das adolescentes, ela é vítima constante do culto a magreza veiculado pela mídia.

Sentindo-se fora do padrão de beleza decide tomar uma atitude, para isso, ela faz uma pesquisa na internet, onde conhece outras meninas através de um site de relacionamento, entre elas, Marina.

- Olá Marina, estou desesperada!!! Preciso emagrecer urgentemente, pois meu baile de 15 anos está próximo e preciso estar linda! O QUE EU FAÇO???

- Calma Camila! Qual seu peso e altura?

- 1,60 m e 60 Kg.

- É…você realmente está acima do peso. Mas eu vou te ajudar, olha essa tabela:

 

- Nossa, preciso perder 20Kg, mas eu só tenho 1 mês, e agora?

- Não se preocupe, essa outra tabela te ajudará a saber o quanto de calorias você terá que ingerir e a pirâmide alimentar te indicará o que consumir para atingir sua meta.

 

Como Camila ouviu uma conversa entre seu primo e amigos, que são estudantes de química, resolve mandar um email e pedir ajuda a eles também.

-----------------------------------------------------
De: camila@gmail.com
Para: marcelo@iqsc.usp.br (primo)
Assunto: URGENTE

Oi primo, tudo bom?

Outro dia ouvi uma conversa sua com seus amigos da faculdade sobre calorias e como meu aniversário está próximo, gostaria de perder 20 kg. Será que vocês podem me ajudar?

Beijos,
Camila.
-----------------------------------------------------

Você é o primo de Camila e, baseado em seus conhecimentos sobre termodinâmica, irá ajudá-la a montar um plano de ação. Esse plano deve conter as calorias diárias, quantos quilos ela pode perder de forma saudável (e como), e a importância de se ingerir alimentos de vários grupos alimentares (proteína, carboidratos, gordura, minerais e vitaminas).

 

 

 

 

Estudo de Caso acessado 6410 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar