O PROBLEMA DO GLICEROL

Autores:  Yara Jaqueline Kerber Araujo,  Isac George Rosset,  

João Artêmio, 53 anos, morador do estado de Mato Grosso do Sul, trabalhador rural (cortador de cana e agricultor familiar), sem renda fixa há dois anos, motivo: mecanização da colheita de cana no Estado.

Ultimamente João e os vizinhos, que estão na mesma situação, andam contentes com a vinda de uma empresa de produção de biodiesel para a região, a Delta Energia.

Os diretores da empresa sugeriram a formação de uma cooperativa com os produtores rurais, os quais cultivarão pinhão manso, que serão adquiridos pela empresa para a extração de óleo para a produção do biodiesel.

Um dia, como em todas as manhãs, João levantou e foi ler seu jornal, quando se deparou com a seguinte notícia:

O governador André se reúne com empresários para discutir a instalação de fábrica de biodiesel no Estado (Escrito por Notícias MS, Sáb., 23 de Janeiro de 2010 21:55).

No decorrer da notícia ficou preocupado com a seguinte afirmação de Alonso, um dos diretores da empresa: "Só vai depender dos órgãos ambientais liberarem a instalação da empresa para que as atividades se iniciem em março".

Embora o governador tenha afirmado que a licença ambiental sairá em 90 dias, tal situação deixou João cabisbaixo, pois caso não ocorra o cumprimento do prazo, os participantes da cooperativa irão perder suas colheitas de pinhão manso, já em crescimento.

Os representantes da empresa que participaram da reunião com o governador também estavam preocupados com o atraso, mas declararam: "A reunião foi muito boa. Mato Grosso do Sul é um Estado que está sempre aberto a grandes empreendimentos".

A instalação da empresa deve gerar cerca de 120 empregos diretos e aproximadamente 600 indiretos.

Para solucionar o problema foi contratada uma equipe de pesquisadores e também estabelecidos contatos com os responsáveis pela Union Ambiental (empresa de consultoria ambiental) que, em conjunto com a IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), devem elaborar um projeto que vise à reutilização do glicerol, principal subproduto da produção do biodiesel.

Vocês fazem parte da equipe técnica-científica da empresa Delta Energia e devem propor processos viáveis para reaproveitamento do glicerol, de preferência que possam ser executados na própria empresa, para que o seu projeto de construção seja sancionado. Em seguida, devem argumentar a favor de um deles.

 

Estudo de Caso acessado 5052 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar