SOBROU PARA O ALFREDO O BAGAÇO DA CANA

Autores:  Marcio Aurelio Pinheiro Almeida,  Beatriz Cruz Gonzalez,  

Alfredo Grubiniche, jovem empresário, dono de uma usina de açúcar e álcool, encontra-se tranquilo em seu escritório quando a secretária telefona para avisá-lo que um homem (com cara de fiscal) precisa lhe falar. Alfredo imediatamente a instrui a dizer que ele não está presente no momento, mas percebe logo que é tarde, pois o homem já se encontra em sua sala, falando o seguinte:

- Bom dia, senhor Grubiniche. Meu nome é Lineu Chiumento. Sou fiscal do Meio Ambiente e estou aqui para informar que foram detectadas infrações ambientais na sua Usina. O resíduo gerado pela mesma, que consiste basicamente no bagaço da cana de açúcar, está sendo disposto ilegalmente no lixão da cidade. Não sei se o senhor sabe, mas se essa infração não for sanada o mais rápido possível, serei obrigado a encaminhá-la ao Órgão Ambiental para que este tome as providências cabíveis, as quais eu temo que não lhe sejam agradáveis.

Fingindo estar surpreso, Alfredo diz:

- Gostaria de deixar claro para você que tais infrações estão sendo realizadas sem o meu consentimento.

Lineu, acostumado com esse tipo de comportamento, diz uma frase para finalizar a conversa:

- Com o seu consentimento ou não, o que está sendo feito é extrajurídico. Aconselho o senhor a solucionar a questão. Caso contrário, não vejo um futuro promissor para seu negócio.

Alfredo fica preocupado com a conversa que acaba de ter com o fiscal, pois a infração vem sendo cometida há cinco anos, quando a Usina foi fundada. O medo de uma fiscalização ambiental o acompanha desde então. Assim, liga imediatamente para seu amigo de longa data, João Pelegrine, professor da Universidade de São Paulo, e expõe a situação. Em seguida, pergunta:

- João, com relação ao meu resíduo gerado... O que devo fazer com ele?

- Existem diversas formas para aproveitar todo o resíduo gerado. Vamos fazer o seguinte, vou pesquisar as alternativas viáveis para tratamento do seu resíduo e assim que tiver uma resposta entro em contato, tá bom? Fica tranquilo que vou resolver esse seu "pepinão" num instante.
João, preocupado com a situação de seu amigo, pensa em uma maneira rápida de tratar o resíduo gerado na Usina e então decide compartilhar o problema com seus alunos.

Vocês são os alunos do Professor João Pelegrine e possuem a missão de propor soluções para o problema e argumentar a favor de uma delas.

 

Estudo de Caso acessado 4951 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar