O CASO DA FÁBRICA DE PAPEL

Autores:  Adriano Soares de Oliveira Gomes,  Milene Zezzi do Valle Gomes,  

Na disciplina de Processos Industriais Orgânicos e Inorgânicos, a última atividade da turma de 2005, prestes a se formar no curso de Química da USP, foi uma visita à fábrica de papel Papel S/A. Nesta visita eles aprenderam um pouco sobre os processos de fabricação e os cuidados tomados com o meio ambiente. Durante a apresentação do processo de branqueamento da polpa Kraft um dos alunos fez a seguinte questão á Débora, gerente de produção.

- Com licença!? – educadamente chamou a atenção de Débora.

- Sim, pode dizer. – respondeu ela com desdém.

- Neste processo vocês utilizam cloro gososo, e nós aprendemos nas aulas que os efluentes gerados causam problemas ambientais, não há outro processo que utilize reagente menos tóxico? – perguntou ele com ar interessado.

- Sim, existem alguns outros processos, no entanto, outros reagentes utilizados também apresentam certos riscos à natureza... – disse ela, tomando um ar mais preocupado. Os alunos e a professora sentiram que havia certo desconforto por parte dela. Débora então continuou. – Nós estamos há certo tempo já procurando por algum outro processo que utilize algo com bom rendimento e que não seja tão agressivo. Mas nossas opções têm sido sempre as mesmas, o que não traz grandes avanços. Nosso setor responsável pela pesquisa está deficiente, pois ainda não encontramos mão de obra qualificada.

- O que aconteceria se aparecesse alguém com uma alternativa para seu problema? Algo que ainda não foi pensado por vocês? Seria contratado? – Perguntou a professora Andrea, responsável pela disciplina, com certo ar ao mesmo tempo brincalhão e interessado.

- Sem dúvida. – respondeu Débora entre risadas. A classe então se mostrou interessada no assunto. - Não poupamos esforços para que nossa empresa desenvolva a melhor forma de fabricar papel, no intuito principal de conciliar o melhor rendimento com a proteção à natureza. Tive uma ideia, aguardem um minuto. – Ao dizer isso saiu da sala de reuniões onde todos estavam.

A classe estava de certo modo eufórica. Todos queriam achar uma solução para o problema. Quinze minutos se passaram. Quando Débora voltou, trouxe consigo Roberto Papelsa, gerente de recursos humanos. Todos ficaram mais ansiosos depois de sua apresentação. O homem tomou a frente e disse para toda a turma:

- Bom dia, meus caros visitantes. A Srta. Débora me trouxe uma proposta assaz interessante. Visto que estamos prestes a abrir vagas para químicos em nossa fábrica, trago-a pessoalmente a vocês. Se alguns de vocês nos trouxerem novas idéias de como podemos tratar o papel de modo a não utilizarmos mais cloro no processo, nós contrataremos os autores da idéia. Essa proposta se estende até a um grupo de quatro alunos.

Você, como aluno desta disciplina, não pode perder esta oportunidade, forme seu grupo e inicie as pesquisas.

 

Estudo de Caso acessado 5897 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar