ADEUS CARACÓIS

Autores:  Luana Magalhães,  Raphael Teixeira Verbinnen,  

Atualmente o padrão de beleza feminino exige que as mulheres tenham cabelos lisos, por isso muitas optam pelo alisamento definitivo. Contudo, o uso indiscriminado de alisantes pode trazer riscos à saúde como queda de cabelo queimaduras ou intoxicação. Foi reportado no jornal Estado de São Paulo que uma menina de 11 anos sofreu graves queimaduras no couro cabeludo após fazer um alisamento definitivo em um salão de beleza em Sorocaba.

Tendo isto em mente podemos ajudar Karla a resolver o seu problema:

karla é uma garota de 17 anos, estudante de um curso pré vestibular. Nos últimos tempos Karla tem percebido que é uma das poucas garotas de sua idade que possui cabelos encaracolados e que a moda dos cabelos lisos vem fazendo a cabeça das mulheres. A maioria de suas amigas não tem, de fato, cabelo liso, mas fazem alisamentos químicos, que moldam seus cabelos da forma que querem.

Karla decide então entrar nesta moda e resolve fazer um alisamento definitivo. Contudo, ela está receosa, pois sabe que os alisamentos químicos podem ser prejudiciais ao cabelo e a saúde. Ela tem alguns amigos que estão fazendo graduação em química e pede ajuda a eles para resolver o seu dilema:

- Olá meninos! Vocês que são químicos....

- Lá vem! Quando a pergunta começa com a frase "você que é químico", boa coisa não deve ser.

- É que eu estou com uma grande dúvida e acho que vocês podem me ajudar, já que o meu problema é a respeito de tratamento químico nos cabelos. Eu estou querendo fazer um alisamento definitivo e não sei qual a melhor técnica a utilizar. No mercado existem muitas opções e tenho medo que o alisamento não funcione ou prejudique minha saúde.

- É verdade Karla, os apelos de marketing podem fazer com que você se engane, pois nunca trazem a explicação real dos efeitos provocados pelo seu uso. Pode deixar que faremos uma pesquisa sobre estes tratamentos e apresentaremos uma explicação química sobre os produtos e as técnicas de alisamento de cabelos.

Você faz parte deste grupo de estudantes de química e precisa encontrar mais de uma solução para o problema de Karla. Ao final você deve argumentar a favor da solução mais adequada. A técnica de alisamento definitivo escolhida deve ser segura para a saúde e para os cabelos de Karla. Devem ser apresentadas também as reações químicas envolvidas nos tratamentos.

 

Estudo de Caso acessado 4962 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar