BOA FORMA... PERIGOSA!

Autores:  Drielly Cristina de Oliveira,  Karen de Jesus,  

Júlia é uma estudante de graduação em Química e atualmente desenvolve atividades de iniciação científica em um laboratório de Química Orgânica Medicinal de sua Universidade. Nos últimos anos, Julia sofreu distúrbios hormonais decorrentes de situações de stress, resultando em um aumento excessivo de seu peso. Recentemente, Júlia consultou um endocrinologista, o qual receitou o uso de sibutramina. No entanto, ela tem observado alguns incômodos e comentou com um dos seus colegas do laboratório:

Júlia: Luiz, estou pensando em retornar ao endocrinologista. Nos últimos dias, comecei a sentir a minha boca seca, palpitação, extremos de humor e o meu apetite reduziu bruscamente. Porém, apesar de tudo isso, ainda não percebi nenhuma diminuição no meu peso e já estou tomando o medicamento há duas semanas! O que será que está acontecendo?

Luiz: Nossa, volte ao médico o quanto antes! Em qual farmácia você comprou o medicamento? É de confiança?

Júlia: Foi em uma farmácia de manipulação perto de casa, justamente no caminho para a faculdade, porque não tive tempo de me informar em outras farmácias e acreditei também que o remédio ficaria mais barato nessa farmácia!

Luiz: Poderíamos analisar esses comprimidos no laboratório para ver se realmente estão de acordo com os padrões exigidos?

Júlia: Vamos ver se o pessoal lá do laboratório pode nos ajudar!

Você faz parte do grupo de pesquisa deste laboratório e foi convidado a colaborar na análise dos comprimidos de sibutramina da Júlia. Diante deste caso, proponha pelo menos dois métodos de análise que comprovariam a confiabilidade da farmácia de manipulação e argumente a favor do uso de um deles.

 

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Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

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