DE GALÃO EM GALÃO, A PRAINHA VAI PARA O RALO

Autores:  Nilcimar dos Santos Souza,  

Encontro de rios, lagoas e oceano. Pequena colônia de pescadores, em uma cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, cercada de belas paisagens compostas de praias e montanhas. Assim era Macaé, no Norte Fluminense, que completou 200 anos da condição de cidade em 2013. No entanto, desde a década de 1970, toda essa tranquilidade começou a mudar completamente.

Em 1974 foi furado o primeiro poço para extração de petróleo nas proximidades de Campos dos Goytacazes e, após sucessivas perfurações, a região registrou uma área potencial para exploração de 100 mil quilômetros quadrados, estendendo-se até o sul do Espírito Santo. Em 1976 iniciou-se a exploração no campo de Garoupa e em 1977 a exploração comercial no campo de Enchova pela Petrobrás. Nesse período, a história da empresa cruzou com a da cidade de Macaé, onde a Petrobrás fixou sua base de operação e construiu um porto de apoio para as operações na praia de Imbetiba.

Nos quase 40 anos que sucederam a chegada da Petrobrás, a população de Macaé foi multiplicada. Passou para 220 mil habitantes hoje e existem mais de 4 mil empresas fixadas nos seus diversos parques industriais.

Seu João, 70 anos, pescador nascido na cidade, em uma visita ao Forte Marechal Hermes lembrou com seu neto da época em que vivia só da pesca:

- Olha Joãozinho, ali embaixo a praia de Imbetiba, nessa praia a gente toda tarde mergulhava quando era criança, nadava até a Ilha do Papagaio, mas hoje, com o porto, a gente nem pode entrar naquela parte. No restante da praia, só para o povo correr no calçadão mesmo, porque na água ninguém pode entrar mais. Peixe, então? Nem pensar mais, nem tem, e o que tem pode estar contaminado. Depois a gente passa pelo rio Macaé para eu te mostrar como está a situação. Queria que você pudesse ver como era isso aqui antigamente, de verdade...

De fato, a cidade não se preparou para tal crescimento. Praticamente não conta com tratamento de esgoto e o esgoto doméstico e industrial despejado no rio e no mar tornou as praias da Barra e de Lagomar impróprias para o banho. Esse problema, segundo a prefeitura, será solucionado com investimentos em estações de tratamento de efluentes. Contudo, outro problema pior ainda persiste. Acidentes com derramamento de óleo no mar acontecem com bastante frequência. Muitos não são noticiados por serem de pequeno volume, originários de descartes de petroleiros e plataformas, lavagens de tanques de navios cargueiros e de operações de cabotagem. Nem todos ocorrem no porto, mas mesmo longe da costa, podem chegar até à praia.

O filho de Seu João, João Jr., que a vida inteira ouviu as mesmas histórias que seu pai hoje conta a Joãozinho, também acompanhou muitas dessas mudanças e se sentia incomodado com todos os impactos causados pelas indústrias do petróleo. Principalmente porque ele é formado em química, sabe dos riscos, e após algumas pesquisas descobriu que, segundo estimativa, de cada 1 milhão de toneladas de petróleo transportadas 1 tonelada é perdida em derrames. Considerando-se que a bacia de Campos é responsável por 80% do petróleo brasileiro, percebe-se o tamanho do impacto. Por isso, João Jr. começou a insistir junto à diretoria da empresa em que trabalha, no setor de consultoria ambiental, para que investisse em técnicas de contenção e minimização dos impactos causados nos casos de acidentes. Após muita insistência dele, os diretores da empresa contrataram uma equipe de químicos para que formulassem uma solução para esse problema.

Você é um dos químicos contratados pela empresa e deve propor pelo menos duas soluções à empresa para que, em casos de vazamento de petróleo, sejam mitigadas as consequências. Em seguida, você deve argumentar a favor de uma das soluções propostas.

 

 

Estudo de Caso acessado 4909 vezes desde 29/09/14

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar