O SABOR AMARGO DO ACAR

Autores:  Cristiane Andretta Francisco,  

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2008 a indústria açucareira no Brasil produziu cerca de 32 bilhões de toneladas de açúcar e exportou apenas 60% desse montante.

O volume de exportação não é maior porque o processo de clarificação do nosso açúcar branco exige a adição de enxofre, que provoca danos à saúde. Por este motivo, o nosso açúcar não é aceito por alguns países da Europa e pelos Estados Unidos. Ademais, o processo agride o meio ambiente.

Para conquistar o mercado internacional algumas usinas de açúcar e álcool dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia e São Paulo estimulam financeiramente pesquisas no setor químico industrial para o desenvolvimento de um processo de clarificação do açúcar isento de enxofre. Nesse contexto, uma usina do interior de São Paulo enviou seu gerente de Recursos Humanos, o Senhor Rogério Medina, às universidades existentes na região para divulgar a contração de uma equipe de químicos. Os candidatos às vagas devem apresentar no processo seletivo um projeto para a implantação de um novo método de clarificação de açúcar sem enxofre.

Segundo o Senhor Medina, "a equipe que apresentar a melhor proposta, considerando não só aspectos industriais do processo, mas também questões de custo operacional, facilidade de implantação, rendimento do produto e ainda ações que envolvam preocupações em relação ao meio ambiente, terá contratação imediata. A partir de 2010 o produto deverá entrar no mercado competitivo de açúcar, não somente no âmbito internacional, mas também no mercado brasileiro".

Você e seu grupo participarão do processo seletivo da usina na qual trabalha o Senhor Medina e apresentarão uma proposta de produção de açúcar sem enxofre, argumentando a favor da viabilidade imediata da sua implantação.

 

Estudo de Caso acessado 6948 vezes desde 15/12/12

 

Material Complementar e Soluções para o Caso

O presente material contém 3 arquivos em PDF:

- o caso para impressão no formato A4;

- o texto completo (contendo tópicos como: as fontes de inspiração, a teoria, os conceitos/habilidades/atitudes que se pretende contemplar a partir da aplicação do caso, as etapas sugeridas para a aplicação em sala de aula, as questões sugeridas para discussão e as soluções possíveis para o caso);

- a apresentação em Data-Show do caso e suas soluções.

Acessar Material Complementar