Artigos

2017

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Nilcimar dos Santos Souza e Salete Linhares Queiroz

Casos investigativos para a promoção da CSCL no ensino superior de química

Química Nova, v. 40, n. 9, p. 1121-1129


Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Nilcimar dos Santos Souza e Salete Linhares Queiroz

Aprendizagem colaborativa apoiada por computador em disciplina de comunicação científica

Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 25, n. 2, p. 1-17


Brenno Ralf Maciel Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis, Marcelo Leandro Eichler e Salete Linhares Queiroz

Chocoquímica: construindo conhecimentos acerca do chocolate por meio do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw

Química Nova na Escola, v. 39, n. 3, p. 277-285


Osmair Benedito da Silva e Salete Linhares Queiroz

Produção acadêmica sobre a formação de professores de química no Brasil: focos temáticos das dissertações e teses defendidas no período de 2001 a 2010

Alexandria, v. 10, n. 1, p. 271-304


2016

Daniel Gedder Silva, Viviane Lopes Leal, Fernanda Canduri e Salete Linhares Queiroz

Modelo de tomada de decisão de Kortland no delineamento de atividade didática para o ensino de bioquímica

Revista de Graduação USP, v. 1, n. 2, p. 89-93


Osmair Benedito da Silva e Salete Linhares Queiroz

Mapeamento da pesquisa no campo da formação de professores de química no Brasil

Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 62-93


Ariane Baffa Lourenço, Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Licenciandos em química e argumentação científica: tendências nas ações discursivas em sala de aula

Química Nova, v. 39, n. 4, p. 513-521


Mario Roberto Barro, Lea Veras e Salete Linhares Queiroz

Blogs no ensino de química: análise de comentários publicados em disciplina de comunicação científica

Química Nova, v. 39, n. 2, p. 238-244


2015

Ariane Baffa Lourenço, Armin Weinberger e Salete Linhares Queiroz

The use of blogs in pre-service chemistry teacher education

Turkish Online Journal of Educational Technology, Special Issue 1, p. 574-580


Cristiane Andretta Francisco, Daniela Marques Alexandrino e Salete Linhares Queiroz

Análise de dissertações e teses sobre o ensino de química no Brasil: produção científica de programas de pós-graduação em destaque

Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 3, p. 21-60


Salete Linhares Queiroz e Lea Veras

Química Nova na Escola: contribuições para o desenvolvimento de atividades didáticas

Química Nova na Escola, v. 37, n. Especial 2, p. 133-139


Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque

Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 142-166


Daniel Lino Teodoro, Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Salete Linhares Queiroz

Atividade cooperativa no formato Jigsaw: um estudo no ensino superior de química

Alexandria, v.8, n.1, p.21-51


Nilcimar dos S. Souza, Patrícia F. O. Cabral, Salete L. Queiroz

Argumentação de graduandos em química sobre questões sociocientíficas em um ambiente virtual de aprendizagem

Química Nova na Escola, v. 37, n. Especial 1, p. 95-109


Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

Comunicação científica no ensino superior de química: uma revisão

Química Nova, v. 38, n. 4, p. 553-562


Elton Fabrino Fatareli, Luciana Massi, Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Mapeamento de textos de divulgação científica para planejamento de debates no ensino de química

Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 11-18


2014

Luciana Massi, Salete Linhares Queiroz

Pesquisas sobre iniciação científica no Brasil: características do seu desenvolvimento nas universidades e contribuições para os graduandos.

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Vol. 1, n. 1


Elton Fabrino Fatareli, Luciana Nobre de Abreu Ferreira, Salete Linhares Queiroz

Argumentação no ensino de química: textos de divulgação científica desencadeando debates

Rrevista Acta Scientiae, v. 16, n. 3, p. 613-630


Luciana Passos Sá, Ana Cláudia Kasseboehmer e Salete Linhares Queiroz

Esquema de argumento de Toulmin como instrumento de ensino: explorando possibilidades

Ensaio, v.16, n. 3, p. 147-170.


Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores

Química Nova, v.37, n. 9, p. 1559-1565.


Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

O estágio curricular supervisionado em química como espaço para o desenvolvimento de atividades didáticas pautadas no uso de textos de divulgação científica

Ciência & Ensino, v. 3, p. 32-48.


Nilcimar dos Santos Souza e Salete Linhares Queiroz

Gêmeos, genéricos e quirais: um estudo de caso sobre a relação entre estereoquímica e atividade farmacológica

Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-12.


Mario Roberto Barro, Ariane Baffa e Salete Linhares Queiroz

Blogs na formação inicial de professores de química.

Química Nova na Escola, v.36, p.4 - 10.


Jane Raquel Silva de Oliveira, André Luiz Meleiro Porto e Salete Linhares Queiroz

Peer review no ensino superior de química: atividade didática para a apropriação do discurso da ciência

Revista Educación Química en Línea, v.25, n. 1, p. 35-41.


2013

Salete Linhares Queiroz e Luciana Nobre de Abreu Ferreira

Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista "Ciência Hoje" relacionados à química

Ciência & Educação, v. 19, n. 4, p. 947-969.


Luciana Massi, Bianca Machado Cerrutti e Salete Linhares Queiroz

Metodologia de ensino Jigsaw em disciplina de química medicinal

Química Nova, v. 36, n. 6, p. 897-904.


Dulcimeire Ap. Volante Zanon e Salete Queiroz

Elaboração de situações problemas por estudantes de pós-graduação em química: implicações na prática educativa

ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, NÚMERO EXTRA. IX CONGRESO.


Salete Queiroz e Nilcimar Souza

Argumentação colaborativa no ensino de química: uso do quadro analítico Rainbow na avaliação do aprofundamento e da extensão

ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, NÚMERO EXTRA. IX CONGRESO.


Luciana Passos Sá, Ana Cláudia Kasseboehmer e Salete Linhares Queiroz

Casos investigativos de caráter sociocientífico: aplicação no ensino superior de química

Educación Química, v. 24, n. extra 2, p. 522-528.


2012

Mario Roberto Barro e Salete Linhares Queiroz

Blogs no ensino de química: utilização e avaliação da aceitação em disciplina de comunicação científica

RBIE, v. 20, n. 2.


Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química

Alexandria, v.5, n.2, p.43-67.


Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 139-160.


Luciana Massi e Salete Linhares Queiroz

Investigando processos de autoria na produção do relatório de iniciação científica de um graduando em química

Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 271-290.


Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão

Alexandria, v. 5, n. 1, p. 3-31.


Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química

REEC, v. 11, n. 1, p. 21-42.


Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de química

Química Nova, v. 35, n. 4, p. 851-857.


Salete Linhares Queiroz, Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Hidetake Imasato

Textos de divulgação científica no ensino superior de química: aplicação em uma disciplina de química estrutural

Educación Química, v. XXIII, n. 1, p. 49-54.


2011

Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação

Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 541-558.


Osmair Benedito da Silva, Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

SOS Mogi-Guaçu: contribuições de um estudo de caso para a educação química no nível médio

Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 185-192.


Luciana Massi e Salete Linhares Queiroz

Jogo discursivo na apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em química

Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 35-37.


Luciana Passos Sá e Salete Linhares Queiroz

Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro

Ensaio, v. 13, n. 2, p. 13-30.


Igor R. B. Olivares, Diana La Luna Bissetti Costa e Salete Linhares Queiroz

Jogos de empresa: aplicação à gestão da qualidade no ensino superior de química

Química Nova, v. 34, n. 10, p. 1811-1817.


Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de química

Alexandria, v. 4, n. 1, p. 89-115.


Daniel Lino Teodoro, Josias Falararo Pagotto, Artur de Jesus Motheo e Salete Linhares Queiroz

Formação docente no ensino superior de química: contribuições dos programas de aperfeiçoamento de ensino

Química Nova, v. 34, n. 4, p. 714-719.


Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Artigos da Revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química

Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354-360.


2010

Elton Fabrino Fatareli, Luciana Nobre de Abreu Ferreira, Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química

Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p.161-168.


Luciana Massi e Salete Linhares Queiroz

Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão

Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p.173-197.


Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Percepções de graduandos em química sobre atividade cooperativa realizada no Ambiente Virtual Cursos on-Line

RBIE, v. 18, n. 2.


Jane Raquel Silva de Oliveira, Alzir Azevedo Batista e Salete Linhares Queiroz

Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatórios de laboratório

Química Nova, v.33, n.9, 1980-1986.


Flávio Silva Rezende, Luciana Nobre de Abreu Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Concepções a respeito da construção do conhecimento científico: uma análise a partir de textos produzidos por estudantes de um curso superior de química

REEC, v.9, n.3, p.596-617.


Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Avaliação da aceitação de um ambiente virtual de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica

RELATEC, v.9, n.2, p.187-205.


2009

Luciana Massi, Gelson Ribeiro dos Santos, Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Artigos científicos como recurso didático no ensino superior de química

Química Nova, v. 32, n.2, p.803 - 810.


Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

O "saber" e o "saber fazer" necessários à atividade docente no ensino superior: visões de alunos de pós-graduação em química

Ensaio, v. 11, n.1, p.1-20.


Luciana Passos Sá e Salete Linhares Queiroz

O espaço para a argumentação no ensino superior de química

Educación Química, v. XX, n. 2, p. 104-110.


Pedro da Cunha Pinto Neto, Salete Linhares Queiroz e Dulcimeire Aparecida Volante Zanon

As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em química e física

Educar, n.34, p.75-94.


Ana M. de Souza Velloso, Luciana P. Sá, Artur de J. Motheo e Salete Linhares Queiroz

Argumentos elaborados sobre o tema "corrosão" por estudantes de um curso superior de química

REEC, v. 8, n.2, p.593-616.


Ana Maria de Souza Velloso, Artur de J. Motheo, Gregory J. Kelly e Salete Linhares Queiroz

Modelo de argumentação na análise da qualidade de apresentações orais de alunos de química sobre o tema

ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, NÚMERO EXTRA. VIII CONGRESO.


Luciana Passos Sá e Salete Linhares Queiroz

Debate como estratégia na promoção de habilidades argumentativas de alunos de química

ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, NÚMERO EXTRA. VIII CONGRESO.


2008

Luciana Massi, Gelson Ribeiro dos Santos e Salete Linhares Queiroz

Artigos científicos no ensino superior de ciências: ênfase no ensino de química

REEC, v.7, n.1, p.157-177.


Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química

Química Nova, v.31, n.5, p.1263-1270.


Luciana Massi, Luciana Nobre de Abreu e Salete Linhares Queiroz

Apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em química: considerações a partir da produção de enunciados científicos

REEC, v.7, n.3, p.704-721.


Fábio Batista do Nascimento, Mario Roberto Barro, Javier Ellena e Salete Linhares Queiroz

Estudo das qualidades pedagógicas dos programas ConQuest e Mercury no ensino superior de química

REEC, v.7, n.3, p.658-680.


Mario Roberto Barro, Jerino Queiroz Ferreira e Salete Linhares Queiroz

Blogs: aplicação na educação em química

Química Nova na Escola, n.30, p.10-15.


Cristiane Andretta Francisco e Salete Linhares Queiroz

A produção do conhecimento sobre o ensino de química nas reuniões anuais da sociedade brasileira de química: um revisão

Química Nova, v.31, n.8, p.2100-2110.


2007

Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz

Construção participativa do material didático ‘Comunicação e Linguagem Científica: Guia para Estudantes de Química’

REEC, v.6, n.3, p.673-690.


Gelson Ribeiro dos Santos e Salete Linhares Queiroz

Leitura e interpretação de artigos científicos por alunos de graduação em química

Ciência & Educação, v.13, n.2, p. 193-209.


Luciana Passos Sá e Salete Linhares Queiroz

Promovendo a argumentação no ensino superior de química

Química Nova, v.30, n.8, p.2035-2042.


Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida e Salete Linhares Queiroz

Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar para a formação de estudantes em um curso superior de química

REEC, v.6, n.1, p.56-69.


Luciana Passos Sá, Cristiane Andretta Francisco e Salete Linhares Queiroz

Estudos de caso em química

Química Nova, v.30, n.3, p.731-739.


Salete Linhares Queiroz e Cristiane Andretta Francisco

Aprendizagem significativa e ensino de química: uma análise dos trabalhos apresentados em eventos da área de educaçao em química no Brasil

Revista: Indivisa: Boletín de estudios e investigación, Nº. Extra 8, p. 653-662.


Luciana Passos Sá e Salete Linhares Queiroz

Atividade didática com orientação CTSA em disciplina do ensino superior de química

ReBEQ, v. 2, n.2.


2006

Gelson Ribeiro dos Santos, Luciana Passos Sá e Salete Linhares Queiroz

Uso de artigos científicos em uma disciplina de fisico-química

Química Nova, v.29, n.5, p.1121-1128.


Mauricio Tardivo, Maria Olímpia Oliveira Rezende e Salete Linhares Queiroz

Considerações sobre conteúdos didáticos e procedimentos de ensino para uma disciplina introdutória de química ministrada em um curso de engenharia ambiental

REMEA, v.16, p.59-70.


2005

Salete Linhares Queiroz e Luciana Passos Sá

Argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de caso

Enseñanza de las ciencias, Número Extra, VII Congreso


2004

Salete Linhares Queiroz e Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida

Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química

Ciência & Educação, v.10, n.1, p. 41-53.


2001

Salete Linhares Queiroz, Márcio Peres de Araujo e Alzir Azevedo Batista

An electrochemical experiment to monitor the isomerization of trans- to cis-[RuCl2(dppb)(phen)]. An undergraduate cyclic voltammetry experiment for inorganic chemistry

Journal of Chemical Education, v.78, n.1, p.89-90.


Salete Linhares Queiroz, Márcio Peres de Araujo e Alzir Azevedo Batista

Synthesis of [RuCl2(dppb)(PPh3)] and identification of the cis- and trans- [RuCl2(dppb)(phen)] geometrical isomers via 31P{1H} NMR spectroscopy. An undergraduate experiment for inorganic chemistry

Journal of Chemical Education, v.78, n.1, p.87-89.


Salete Linhares Queiroz

A linguagem escrita nos cursos de graduação em química

Química Nova, v.24, n.1, p.143-146.