Dissertações

2015

Patricia Fernanda de Oliveira Cabral

Casos investigativos de caráter sociocientífico na promoção da aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino superior de química


2012

Severina Coelho da Silva Cantanhede

Textos da revista ciência hoje como recurso didático: análise e possibilidades de uso no ensino médio de química


2011

Daniel Lino Teodoro

Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato jigsaw


Elton Fabrino Fatareli

Argumentação no ensino de química: textos de divulgação científica desencadeando debates


2009

Luciana Nobre de Abreu Ferreira

Textos de divulgação científica no ensino superior de química: funcionamento e produção de sentidos


Ana Maria de Souza Velloso

Casos investigativos no ensino de corrosão: estratégia para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química


Jerino Queiroz Ferreira

Ambientes virtuais no ensino superior de química: uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica


Mario Roberto Barro

Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química


2008

Daniel Perdigão Nass

Gráficos como representações visuais relevantes no processo ensino-aprendizagem: uma análise de livros didáticos de Química do Ensino Médio


Luciana Massi

Contribuição da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química


2006

Ana Leonor Santos Junqueira Franco

Diagnóstico das condições de formação dos professores e do ensino de química no município de Barretos


Antonio Carlos Chaves Ribeiro

Elaboração e análise do uso de um website de apoio à disciplina de laboratório de química analítica quantitativa


Luciana Passos Sá

A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos


Gelson Ribeiro dos Santos

O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação


Jane Raquel Silva de Oliveira

Pesquisa participativa na elaboração de um material didático sobre comunicação e expressão em linguagem científica para estudantes de graduação em Química


Cristiane Andretta Francisco

A produção do conhecimento sobre o ensino de química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química


2005

Fábio Batista do Nascimento

Banco de dados CSD (Cambridge Structural Database) como recurso para o ensino-aprendizagem de Química: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de Química no ensino superior


Flávio Silva Rezende

Análise das Concepções Sobre a Natureza da Ciência de Estudantes de Graduação em Química