Artigos da Revista Ciência Hoje: Análise da Forma e do Conteúdo

Neste tópico apresentamos a análise de artigos da revista Ciência Hoje relacionados à química e publicados no período de 2004 a 2008, perfazendo um total de 29 textos analisados. A análise enfoca a descrição do conteúdo tratado nos artigos e a forma através da qual esse conteúdo é mostrado nos mesmos. 

No que diz respeito ao conteúdo, realizamos uma análise geral na qual buscamos identificar os conteúdos principais dos artigos. Dessa forma, os classificamos em três subcategorias: Química, Fronteiras e Temas Transversais. A primeira diz respeito aos conteúdos considerados de acordo com a estruturação formal do conhecimento químico, normalmente reproduzida no ensino escolar. A subcategoria Fronteiras abarca conteúdos não tradicionalmente incluídos no ensino formal da química, mas a ela relacionados, como a física, por exemplo. Os conteúdos relacionados aos Temas Transversais são aqueles tal como estão explicitados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes. Em seguida, classificamos cada um dos conteúdos gerais segundo: Temática, Características da Atividade Científica e Abordagens e Contexto. Sugerimos também conteúdos formais de química relacionados ao artigo. 

A dimensão forma compreende a Estrutura do Texto, as Linguagens e os Recursos Visuais e Textuais utilizados. Na subcategoria Estrutura observamos como os textos estão construídos e a maneira como as informações estão encadeadas e distribuídas. A subcategoria Linguagens diz respeito à clareza dos textos, formas como os autores fazem uso de termos e conceitos científicos, uso de metáforas, analogias etc. Nos Recursos Visuais e Textuais identificamos a distribuição espacial das informações, uso de ilustrações, fotografias, boxes, notas de margens etc.

Apresentamos, ao final, as principais conclusões da análise do artigo e apontamos o quanto o artigo está voltado para aspectos científicos, didáticos e/ou do cotidiano. Cabe destacar que a leitura dos artigos "Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química" (Ferreira e Queiroz, 2011) e "Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química" (Ferreira e Queiroz, 2012) - disponíveis neste site, no link Publicações - poderá fornecer ao leitor maiores detalhes sobre as categorias acima descritas e como são identificadas nos artigos de divulgação científica.